sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Aviões causam buracos em nuvens, diz estudo




O buraco no céu que você vê acima pode parecer mas não é um fenômeno sobrenatural. É um acontecimento incomum, mas, aberturas como essa, localizada no céu de Denver, devem-se a uma mudança de temperatura causada pela passagem de aviões, afirma pesquisa.

O mais completo estudo sobre esse tipo de abertura acaba de ser divulgado no boletim de junho da American Metereological Society . Os cientistas do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas (NCAR), de Colorado, apresentam diversos casos – que começam em 1940, quando um avião deixou um rastro horizontal nas nuvens.


As nuvens possuem gotículas extremamente frias, mas em condições curiosas. De acordo com a pesquisa, elas têm temperatura de -10ºC a –40ªC, dependendo da altitude, e ainda assim permanecem na forma líquida. 
No caso de Denver acima (que possibilitou a pesquisa), duas aeronaves passaram pelo local pouco antes do buraco. Com instrumentos de medição, os pesquisadores voaram pelo buraco e entenderam que o movimento de pingos de água supercongelada saindo dos propulsores dos aviões foi suficiente para iniciar uma rápida reação de congelamento das gotículas nas nuvens. Elas se transformaram em cristais de gelo e caíram na superfície da terra em forma de flocos de neve. E assim surge uma imagem dessas.

Os pesquisadores afirmam que a probabilidade desse fenômeno acontecer é maior com aviões à jato, que voam em altitudes maiores, onde a nuvem é mais fria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário