sexta-feira, 13 de julho de 2012

Japoneses criam um simulador de tornados

 
Em um esforço para compreender de que forma os fenômenos meteorológicos extremos causam danos estruturais, quatro organizações japonesas estão desenvolvendo um simulador de tornados.
O simulador tem 1,5 metros de diâmetro. Ele é montado em uma estrutura de 2,3 metros de altura e 5 metros de largura. O simulador pode gerar a velocidade máxima do vento, de 15 a 20 metros por segundo, o suficiente para simular uma tempestade de tamanho F3.
Na Escala do Japão, uma tempestade de tamanho F3 é poderosa o suficiente para arrancar árvores de grande porte, levantar e arremessar carros, derrubar paredes e destruir estruturas de aço.
Hoje em dia, além da repetição das temperaturas recordes do verão passado, que levaram cerca de 170 pessoas a morte por insolação, o número de furacões poderosos que assola o país pode ter aumentado.
Os pesquisadores afirmam que estão construindo o simulador justamente porque tem havido muitos relatos mais graves em danos estruturais nos últimos anos, em comparação aos anos passados.
Segundo os cientistas, o dispositivo criado é totalmente inovador. Um simulador com a capacidade de gerar uma tempestade de tamanho F3 nunca tinha sido feito no Japão. Eles planejam testar o dispositivo através da construção de casas modelo que se encaixem no padrão do simulador. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário