segunda-feira, 16 de julho de 2012

Como é o olho de um tornado?

Dentro do tornado

Há o registro de apenas duas pessoas que alegam ter ficado no centro de um tornado e sobrevivido. Ambos eram fazendeiros. O primeiro foi Will Keller de Greensburg, Kansas.
Em 22 de junho de 1928, o Sr. Keller estava com sua família, vendo a destruição que uma recente chuva de granizo havia causado em sua plantação de trigo. Ele observou uma nuvem em formato de guarda-chuva a uma curta distância e sentiu que um tornado poderia se formar. Pouco tempo depois, havia três nuvens em formato de funil indo em sua direção rapidamente. Keller correu com sua família para um abrigo e, antes de ser atingido, decidiu olhar novamente. Ele não sentiu medo porque já tinha visto muitos tornados ao longo dos anos, porém permaneceu cauteloso. Keller disse que ficou paralisado pelo tornado e que manteve sua posição até que ele ficasse exatamente sobre sua cabeça.
Dentro da nuvem do redemoinho, Keller disse que tudo era "silencioso como a morte". Ele relatou um cheiro forte de gás e disse que teve dificuldade para respirar. Quando olhou para cima, viu uma abertura circular diretamente sobre sua cabeça, que estimou ter cerca de 15 a 30 metros de diâmetro e 1.600 metros de altura. A parede de nuvens em rotação ficou nítida devido à ocorrência de relâmpagos que "aconteciam de um lado a outro". Keller também notou uma série de outros tornados menores se formando e enfraquecendo, gerando um barulho semelhante a um assobio alto. O tornado acabou desviando de sua casa e destruindo a casa de seu vizinho.
O segundo registro, de Roy Hall, endossa a história de Keller. Hall era um fazendeiro que plantava soja em McKinnet, Texas. Em uma tarde de primavera em 1951, Hall e sua família estavam no quintal se sua casa quando avistaram uma perigosa tempestade se aproximando. Ele pediu a sua esposa e seus filhos que se escondessem sob a cama, mas permaneceu fora para observar a tempestade que se aproximava. Ele alega ter visto uma chuva esverdeada antes do tornado se formar. Depois que um granizo do tamanho de uma bola de baseball cair, ele resolveu entrar. Depois ele ouviu um estrondo alto seguido por um completo silêncio. As paredes começaram a chacoalhar e, para sua surpresa, o telhado de sua casa foi arrancado e atirado para longe. Nesse momento, ele olhou para cima e percebeu que o tornado estava exatamente sobre sua cabeça. Ele descreveu o interior como uma suave parede de nuvens com tornados menores circulando internamente antes de enfraquecerem. Novamente, relâmpagos constantes criavam uma luz azulada que permitia a ele observar tudo com clareza. De repente, o tornado passou e o céu voltou a ficar ensolarado. A mesma tempestade matou 100 texanos, mas Hall e sua família sobreviveram.



2 comentários:

  1. muito interesante,queria ter o privilegio de ver um ....

    ResponderExcluir
  2. Lindo de mais sou fanática por tornados, acho eles fascinantes, na minha cidade já ocorreu alguns mas nunca tocaram o solo só começaram a se formar :P Espero ver um um dia de longe claro e fora da região urbana :)

    ResponderExcluir