domingo, 11 de setembro de 2011

Nuvens mammatus

Aparentemente assustadoras, as nuvens Mammatus são mensageiras de tempestades e outros eventos meteorológicos extremos. O termo “mammatus” deriva do mamma, devido à associação ao formato de mamas ou seios.
Normalmente compostas de gelo, elas podem se estender por centenas de quilômetros em vários sentidos e formações, permanecendo visíveis e estáticas entre 10 minutos e 1 hora. Embora pareçam as más notícias, elas são apenas mensageiras delas, aparecendo antes e/ou depois de uma grande mudança meteorológica.
Formam-se em ar descendente, em contraste com a maioria das nuvens que formam-se em ar ascendente. Frequentemente, nuvens mammatus formam-se sob a bigorna associada a uma nuvem cumulonimbus, e são observadas geralmente depois da passagem de uma tempestade severa.
A formação das nuvens Mammatus é rara e na maioria das vezes está associada à formação de nuvens do tipo cumulonimbus, mas também podem ocorrer na alta atmosfera associadas a stratocumulus, altocumulus, altostratus, cirrus e cirrocumulus. Também podem ocorrer em “trilhas de condensação” (nuvens artificias provocadas por aviões) e em nuvens de poeira vulcânicas. Nuvens do tipo Mammatus, quando associadas a um cumulonimbus são indicadoras de tempo severo, mas em muitos casos indica que a tempestade está perdendo força.

2 comentários:

  1. Belas nuvens! Aqui no interior de São Paulo temos várias ocorrências de mammatus durante chegadas de frentes frias ou temporais de verão.

    ResponderExcluir
  2. Seja bem-vindo ao blog Marcelo.
    Aqui em minha cidade também temos várias ocorrências desse tipo de formação de nuvens durante o período chuvoso, e em todos os casos que eu observei, foram após alguma tempestade.

    ResponderExcluir